A People & Skills foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE,
#LIVETRAINING: 26, 27 e 28 de Junho | 18:30 - 20:30
A carreira em Secretariado
O antigo estereótipo que retrata a secretária como alguém que serve cafés e atende telefones não podia estar mais longe da realidade dos dias de hoje, e a Assessoria Executiva é cada vez mais uma profissão em voga e de extrema importância.
Um profissional de Secretariado é um dos responsáveis pela organização do escritório, arquivando documentos, redigindo cartas e ofícios e mantendo a comunicação entre empresa e clientes. Pode assessorar executivos em reuniões e participar das decisões e rotinas de uma empresa.
Esta profissão tem um papel cada vez mais estratégico e importante dentro de empresas e instituições. A função de Secretariado tem a missão de ser um facilitador para as Chefias, independentemente do sector de actividade a que se dedicam.
Com a globalização e a evolução da tecnologia as tarefas do Secretariado foram-se reinventando, por conseguinte, estes profissionais continuam a ser insubstituíveis no apoio a Chefias, desempenhando funções diversas e exigentes. É esperado que tenham uma capacidade de organização, uma apresentação esmerada, que usem de diplomacia no trato, além de deterem habilidade para comunicar com os mais variados tipos de públicos.
Os profissionais de Secretariado são parte da imagem da organização, são o “rosto” da hierarquia, pelo que a imagem que projectam não pode desrespeitar os valores éticos e morais, nem podem ter um estilo que não considere estes aspectos.
Perfil do profissional formado em Secretariado
Organização é, sem dúvida, uma das características mais importantes para um profissional formado em Secretariado.
Como trabalha com a redação de documentos oficiais, é fundamental que tenha um bom conhecimento sobre as regras gramaticais da Língua Portuguesa. É desejável que tenha também conhecimentos em outro idioma.
Gostar de lidar com o público e ter boa comunicação são características queauxiliam a prática das atividades deste profissional.
Mercado de trabalho para quem faz Secretariado
O profissional formado em Secretariado é bastante versátil e pode atuar em vários setores da economia, como indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs, órgãos públicos, etc.
Essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja amplo. Existem oportunidades de emprego para este profissional em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. As áreas que concentram o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias.
Empregabilidade
A Page Personnel Secretarial & Management Support, empresa de recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte, revelou o balanço anual do recrutamento para a área de Secretariado & Administração no âmbito do Dia da Secretária, assinalado a 9 de Fevereiro:
Estudo em: http://www.asp-secretarias.pt/
Em portais online de anúncios de emprego em Portugal, é visível uma maior procura no mercado em determinadas áreas, refletindo a existência de poucos profissionais qualificados nessas áreas.
Entre as profissões mais procuradas em Portugal estão as relacionadas com a engenheira, as atividades comerciais e as tecnologias de informação. As menos procuradas estão relacionadas com a área da Saúde, Recursos Humanos e serviços jurídicos.
Empresas Portuguesas preveem contratar em 2015 | Os profissionais mais procurados em 2014 | Guia Laboral
Saídas Profissionais
O curso de secretariado da People & Skills permite as seguintes saídas profissionais:
Estudo de Remuneração
Uma pesquisa realizada pela Page Personnel (http://www.pagepersonnel.pt/), grupo de recrutamento especializado, indica que a remuneração de um profissional de secretariado pode ser superior a 25.000,00 € /ano.
Invista no seu Futuro | Inscreva-se já!
Para mais informações contacte um dos nossos comerciais através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone +351 211 953 454.